Translate

01/06/2015

O Labirinto do Fauno

I'm baaaack!

Vamos falar de coisa boa? FILMES!

Hoje vou falar de um filme que já vi varias vezes e não me canso: "O Labirinto do Fauno"

Ano: 2006 (1h 52min)
Dirigido por: Guillermo del Toro
Gênero: Suspense, Fantasia
Nacionalidade: Espanha, México
Elenco: Ivana Baquero, Doug Jones, Sergi López, Ariadna Gil





Sobre o filme


O labirinto do Fauno nos leva ao ano de 1944, conta a historia de Ofélia.

Ofélia é uma menina doce apaixonada por contos de fadas, que tem em sua vida uma mudança drástica, logo ao perder o pai sua mãe resolve se casar com Vidal, um violento e cruel comandante do exército franquista, que não tem nenhuma afeição pela menina.

Ofélia descobre um labirinto onde encontra uma estranha criatura (um fauno)  que lhe faz uma revelação: ela é uma princesa, aquela que todos passaram muito tempo esperando. E que a  garota deverá passar por três provas antes da próxima lua cheia para poder retornar ao seu reino mágico.






A história do filme se passa em um cenário  que torna possível acreditar que lá já existiram criaturas mágicas como o próprio fauno. O filme é todo trabalhado nas cores escuras e terrosas, as imagens são cercadas de muitos sombreados, com uma fotografia incrível de  maneira a lembrar um livro de conto de fadas antigo.



Tabela de cores 

Não dá pra saber o que é fantasia e realidade, o filme apenas aponta caminhos e deixa que o público escolha qual dos dois mundos prefere. Isso é levado tão fundo que no fim do filme, há possibilidade de escolher. Essa dualidade entre fantasia e realidade fica evidente na personalidade de Ofélia, que mostra que, talvez, a melhor maneira de escapar de uma realidade dolorosa seja criando um mundo de fantasia.

Ofélia e Vidal são personagens antagônicos e representam de certa forma os universos opostos, da fantasia e da realidade. A menina acredita em sonhos e fantasia, sentimentos, características vitais para o desenvolvimento do ser humano. Já o capitão Vidal é um produto de mundo rígido e fascista, sua ideologia é baseada na violência.

A mensagem que Ofélia passa é de como temos que nos abraçar a inocência para conseguirmos sobreviver emocionalmente, num mundo disposto a nos destruir cruelmente.




É um filme triste, mas também cheio de esperança. A imaginação e inocência de Ofélia nos mostram a necessidade de se imaginar um mundo melhor e buscar por ele, mesmo quando a realidade insiste em ser cruel e ameaçadora.

Em resumo é um filme complexo que expressa uma mescla entre a fantasia e a realidade, que pode ser interpretado de diversas formas. Pra quem quiser, o trailer tá aqui  ♥





Até mais, pessoal! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©